Resenha: Amanhecer

quinta-feira, 3 de março de 2016


Em Amanhecer, Bella e Edward se casam. Eles dão uma bela festa e vão para o Brasil passar a lua de mel. Ter uma lua de mel de verdade é pedido de Bella, mesmo sabendo dos riscos que Edward comenta com ela sobre ela ainda ser humana e ele vampiro.
A lua de mel vai bem até que Bella fica grávida. Mas esta gravidez não é uma gravidez comum…ela é cheia de problemas, tanto que a lua de mel é interrompida e o casal volta para Forks para a casa, agora também de Bella, junto à família Cullen.

Bella sofre muito durante a gravidez que se mostra muito mais rápida que a tradicional…de humanos. E com o nascimento da criança/vampira, a família Cullen não encontra outra alternativa senão transformar Bella em vampira…tudo para salvar sua vida.
Quando a criança/vampira nasce, descobre que ela tem um dom também e os Volturi… (Itália…livro Lua Nova) não gostam nadaa da notícia.

Mais uma vez , vampiros e lobisomens se unem para proteger, desta vez, esta criança que é uma menina e que se chama Renesmee. Mas o motivo é mais forte…é algo que une para sempre Jacob e Renesmee. Outros vampiros, amigos da família Cullen também são convocados para enfrentar os Volturi.
Humanos, vampiros e lobisomens convivem entre segredos, ameaças, perigos e um desejo imenso de ter paz e felicidade.

Minha opinião:

Esta saga tinha me conquistado até então. Claroo que antes de começar a ler o livro, eu dei uma xeretada para ver o que envolvia ele. Quando vi que haveria a gravidez de Bella e tudo ia girar em torno disso…eu desanimei. Pensei que uma criança na história de amor de Edward e Bella ia estragar todo meu encantamento com a saga. Tanto que comecei a ler contrariada.

Achei lindaaa a descrição da festa de casamento de Bella e Edward..a sim…eles ficam noivos no final de Eclipse.  Casamento dos sonhos de todos que desejam casar…hehehe. Humanos e vampiros convivem na festa em meio a segredos atuais e futuros.

Mas Bella quer mais, ela quer uma lua de mel de verdade com Edward, mesmo sabendo que ele é vampiro e isso podendo ser altamente perigoso.  Acho ela um tanto doidinha em arriscar nesse caso, masss….só a personagem que vive a história para julgar né? Hehehehehe. Vai saber se, quem também achou a decisão dela um tanto maluca, não agiria diferente em situações semelhantes…falar é uma coisa…viver a situação é outra.
Mas enfim…Bella e Edward vem ao Brasil ter a lua de mel. Tudo acontece … sem riscos graves…digamos assim. Mas algo totalmente inesperado acontece que é a gravidez de Bella. Confesso que nessa hora pensei “tá a história começa a ficar bem estragada agora”. Mas gravidez entre um vampiro e uma humana não é a mesma coisa que entre dois humanos. Então o casal volta rapidamente para a casa dos Cullen.

O livro, aí muda para uma parte que é Jacob quem conta a história – que até agora foi contada por bella -. Quando cheguei nessa parte…mais desânimo…pensei que Jacob ia me tirar a vontade de ler o restante do livro. Mass me enganei! Ameiii os capítulos contados por ele  e me diverti com o jeito revoltado, atrapalhado e de boa gente dele. Ele sofre em ver Bella e Edward juntos, ele acompanha a gravidez de Bella e fica ao lado dela, mesmo sabendo que a ama e que ela ama outro , mas faz isso para ajudar a protegê-la.  Partes talvez doloridas para o personagem dele, mas que Jacob conta de uma forma muito engraçada!

A gravidez acontece de forma rápida, falo no sentido de o feto crescer. Em questão de poucos minutos a criança cresce e consome a vida de Bella. Bella no entando, ama a criança desde o momento que soube que estava grávida, apesar de nunca pensar em ser mãe – aí está uma coisinha legal: amarrr a criança que tem dentro de si…seja ela formada seja lá por quais forem as combinações…exemplo para muita mãe que rejeita o filho ainda em sua barriga!! -.
Nessa volta eles escondem o motivo para todos – humano ou lobisomen – pela volta do casal  vir mais cedo da lua de mel e proibem todos de poder ver Bella. Mas Jacob vai até a casa dos Cullen e descobre.  Com isso, o grupinho de Jacob resolve terminar com a paz com os vampiros – adquirida  no final do livro Eclipse – e matar o serzinho que ainda nem nasceu. Jacob com isso se separa deles e resolve ficar ao lado de Bella…atenção … ficar ao lado de Bella e não dos Cullen.

Mas a criança metade vampira, metade humana…tem uma formação diferente..então, como todos veem que ela esta matando Bella…eles, mais especificamente Jacob, tem uma idéia para tentar manter a criaturinha quieta dentro da barriga de Bella e tentar pensar em algo para salvar Bella. A idéia dá certo (e não conto que idéia foi essa…hehehe).

Mas no dia do nascimento da criaturinha, esta quase mata Bella mesmoooo e a única saída que os Cullen tem é transformar ela em vampira – que aliás é uma decisão já tomada por Bella antes do casamento e eu não entendo porque tanto drama em fazer isso -.

Quando a criança nasce, uma menina que ganha o nome de Renesmee – gostei do nome, hehehe -, descobre que essa aí também tem dons. Aqui, Jacob pára de contar a história e Bella volta a narrar novamente.
Bom, aqui eu já estava mais “amiga” do livro. Ok..Renesmee nasce…e daí? Daí que ela cresce numa rapidez apavorante!  Nesse momento volta o convívio do humano pai de Bella com eles que se surpreende com a criança , sua filha mudada fisicamente – agora ela é vampira, mas ele não fica sabendo – e a história que contam para ele.

Mas a criança provoca a ira dos Volturi. Que por mais que a família Cullen diga que eles são do bem, para a leitora Fernanda aqui, eles são um bando de turminha que abusa do poder.
Eles querem matar agora não Bella – que já ta morta mesmo em forma de vampira -  mas sua filha. Mas como convencer que a criança não oferece perigo para ninguém? É reunida uma turma para ajudar os Cullen, entre eles: vampiros e lobisomens. E aqui aparece lobisomen de tudo quanto é canto! Há! Alice foge com Jasper e eu não conto porque e quando eles reaparecem.

E tem mais uma coisinha..algo faz unir a vida de Renesmee e Jacob para sempre…sim…Jacob e Renesmee!!
Lembram quando eu comentei que comecei a ler o livro contrariada? Pois bem feito para mim, com o nascimento de Renesmee eu voltei a me apaixonar pela história. O final é emocionante – mas confesso que pensei que ia ter mais ação -, mas está ótimo como foi escrito, algo fora do óbvio. Claroo que como em todo final de saga…todos são felizes…só não digo como. Hehehe.

Esta saga, depois que eu terminei de ler, entrou para o segundo lugar das minhas histórias favoritas, só perdendo para O Senhor dos Anéis. Gosto é gosto e sei que muitas pessoas vão discordar de mim, masss assim como eu respeito o gosto de todos, respeitem o meu ok? Hehehehe.

Fiquei triste quando terminou o livro, tanto que como eu sabia que era o último livro da saga, eu enroleiii tanto para terminar de ler…mas teve uma hora que não pude adiar…terminei no início de abril.
Fica a dica de uma história sobre vampiros, humanos, lobisomens, muito amor, muitos desafios enfrentados…história que me conquistou….


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.