Resenha: A Filha da Minha Mãe e Eu

quarta-feira, 2 de março de 2016





Autora: Maria Fernanda Guerreiro
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 272


"Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um."

O livro fala de algo muito presente na vida das pessoas: conflito de mães e filhos. Mariana, personagem principal sempre teve uma convivência complicada com a mãe Helena. Mariana tem um irmão, que aparentemente sua mãe protege mas eles, irmãos, convivem bem. Mariana tem muita dificuldade em viver com esses conflitos dentro de casa, conflitos esses que vão sendo amadurecidos conforme a história é relatada e conforme acontecem coisas na vida de mãe e filha.

Quando peguei esse livro para ler pensei que não ia gostar, o tema principal para mim não era um assunto que pudesse render um bom livro mas me enganei.  Quando é relato o relacionamento de Mariana com Helena o livro é bom sim, porém tem também algumas partes que achei desnecessárias: drogas, pessoa se passando por outra e até envolvimento da polícia, são alguns outros assuntos que são inseridos nesse livro. Claro que as consequências desses assuntos refletem no relacionamento de mãe e filha, mas para mim, se eles não fossem citados o livro poderia ficar muitoooo melhor.

É um bom livro, isso não nego, o assunto é interessante e eu vi que ele pode sim render ótimas histórias. Acho válida a leitura porque vocês podem amar ele, o que infelizmente não aconteceu comigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.